Terça, 24 de outubro de 201724/10/2017
31 99280-4230
FESTA DO DOZE (12) DE OUTUBRO
Escola de Minas - UFOP - 12 de Outubro
A Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) completa na próxima quarta-feira, 12 de outubro, 141 anos.
Portal Carnaval Ouro Preto Ouro Preto - MG
Postada em 01/09/2017 ás 07h53 - atualizada em 01/09/2017 ás 08h41
Escola de Minas - UFOP - 12 de Outubro

Escola de Minas - UFOP - 12 de Outubro (Reprodução: Facebook)

Escola de Minas - UFOP - 12 de Outubro


Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) completa na próxima quarta-feira, 12 de outubro, 140 anos. Criada em 12 de Outubro de 1876, por determinação do Imperador Dom Pedro II, a Escola foi destinada a otimizar a atividade mineradora no Brasil e particularmente em Minas Gerais, gerando bases para o desenvolvimento econômico nacional.



 


Tal missão foi confiada ao professor francês Claude Henri Gorceix, que implantou a primeira escola de ciências mínero-metalúrgicas do país.


Gorceix instalou a Escola de Minas acreditando em uma formação holística oportunizando aos alunos uma sólida formação em ciências naturais.


No final do século XIX e no início do século XX um grande número de aparelhos, equipamentos científicos e modelos de ensino começam a ser importados dos mais diversos países da Europa e dos Estados Unidos para equipar os laboratórios da escola recém implantada.


O esforço da instituição resultou em um impressionante acervo em diversas áreas do conhecimento: astronomia, física, química, botânica, zoologia, paleontologia, metalurgia, exploração mineral, topografia, entre outros.


Parte significativa deste acervo, além de uma expressiva coleção de minerais acumulada ao longo dos 140 anos de atividades da escola, encontra-se atualmente preservado e a disposição para a visitação pública nos setores temáticos do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas/UFOP, que mantém uma programação anual de atividades e um programa de divulgação científica para escolas e a comunidade.


Também inserida no museu, está a Biblioteca de obras raras. Ela conserva importantes obras e documentos considerados raros, preciosos e especiais.


O Excelentíssimo Reitor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) , Prof. Dr Marcone  Jamilson Freitas de Souza e o Diretor da Escola de Minas, Prof. Dr Issamu Endo, tem o prazer de convida-los para as atividades comemorativas do 140º aniversario de fundação da Escola de Minas da UFOP.


Programação no site oficial: http://em2.ufop.br/



 

Newsletter

As principais notícias do Carnaval Ouro Preto 2018 no seu e-mail:

Cadastre seu e-mail acima by FeedBurner

FONTE: Escola de Minas - UFOP