Sexta, 22 de setembro de 201722/9/2017
31 99280-4230
OURO PRETO
Ouro Preto recebe Festival MIMO 2016
Festival MIMO 2016 - Circuito MIMO em Ouro Preto MG ocorre entre os dia 08 e 09 de Outubro de 2016.
Portal Carnaval Ouro Preto Ouro Preto - MG
Postada em 28/09/2016 ás 22h20 - atualizada em 31/10/2016 ás 00h07
Ouro Preto recebe Festival MIMO 2016

Festival MIMO 2016 (Reprodução: Facebook).

Ouro Preto recebe Festival MIMO 2016



Festival MIMO 2016 - Circuito MIMO em Ouro Preto MG ocorre entre os dia 08 e 09 de Outubro de 2016.



A cidade possui o mais importante acervo do barroco brasileiro e igrejas entre as mais belas e ricas do país. O município passou a fazer parte do MIMO em 2012 e conquistou expressivo sucesso de público em todas as suas edições.



style="display:block"
data-ad-client="ca-pub-8123119408162949"
data-ad-slot="6315998514"
data-ad-format="auto">


Por sua história e preservação de seu belo patrimônio, Minas Gerais foi o primeiro Estado da Região Sudeste a entrar no roteiro do MIMO. Desde 2012, Ouro Preto, que tem vasto acervo do barroco brasileiro e igrejas ricamente decoradas, é contemplada todo ano com atividades da programação do MIMO.



O festival conquistou expressivo sucesso de público em todas as edições e recebeu grandes atrações do Brasil e do exterior, como Gilberto Gil, Madredeus, Toninho Horta e Ibrahim Maalouf.  Tiradentes, berço do mártir da Inconfidência, foi escolhida para incorporar-se ao MIMO em 2014 e, desde então, integra o calendário oficial da cidade. Entre outras atrações, ali se apresentaram  mestres como João Donato, Gilberto Gil e a Coutto Orchestra.



Em 2016



Entre os dias 7 e 9 de outubro, o Circuito MIMO apresenta nomes de destaque  no panorama internacional da música, em grandes concertos nas duas cidades históricas mineiras. Entre eles, está o jovem harpista colombiano, radicado em Nova York, Edmar Castañeda, carismático e exímio instrumentista, celebrado por alguns dos maiores músicos do mundo, que deu à harpa um lugar de destaque no universo do jazz na atualidade.



Outra atração imperdível é o grupo vanguardista da Ucrânia, DakhaBrakha, que faz a sua estreia no Brasil, no MIMO Festival. Formado por ex-alunos de teatro de Kiev, que revestiram de modernidade a música de seus ancestrais com enorme sucesso, vêm conquistando as plateias do mundo nos mais importantes festivais.



A Orquestra Sinfônica Cesgranrio, o novo espetáculo da cantora Fortuna e os jovens artistas selecionados no Prêmio MIMO Instrumental 2016 complementam a especial programação do Circuito MIMO em Minas Gerais.



[irp]



PROGRAMAÇÃO COMPLETA FESTIVAL MIMO OURO PRETO



EDMAR CASTAÑEDA (Colômbia)



8 OUT (SÁB) Ouro Preto



· 19H - Igreja de São Francisco de Assis



Exímio instrumentista e compositor original, Edmar Castañeda tirou a harpa da sombra para conferir-lhe um lugar de honra no jazz, revolucionando assim a visão do público e da crítica sobre o instrumento. Quem não vê o colombiano tocando pode facilmente se enganar ao ouvi-lo, pois sua habilidade com as cordas faz com que extraia sons distintos em cada mão, como se fosse um grupo. O conjunto de acordes, o equilíbrio das figuras melódicas e a fusão de ritmos de seus improvisos fez com que o músico de 38 anos, radicado nos EUA, ganhasse notoriedade. Castañeda é requisitado por mestres do nível de Paquito D’Rivera, Marcus Miller, Wynton Marsalis, Gonzalo Rubalcaba, John Patitucci e Hamilton de Holanda.



Eder Paolozzi, regência, José Staneck, gaita



9 OUT (DOM)  Ouro Preto 



· 11H30  Casa da Ópera



Sob a regência de Eder Paolozzi, a mais jovem orquestra do Rio de Janeiro volta a participar do MIMO, depois de aplaudidos concertos na Praça da Matriz, em Paraty, e na Igreja da Candelária (RJ), na edição anterior do festival. Formada por 54 universitários de Música, a orquestra surgiu no ano passado e fez a sua estreia no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Para as apresentações nas cidades históricas de Tiradentes e Ouro Preto, dentro do Circuito MIMO do festival, foi selecionado o “Concerto nº 2 para harmônica e orquestra”, de Radamés Gnattali (1906 – 1988), que soube como poucos escrever para este instrumento. A orquestra terá a participação do virtuoso José Staneck como solista para interpretar o concerto composto, nos anos 1960, em homenagem ao gaitista mineiro Aluísio Rocha.



GUANDUO (MG) – ARTISTA PRÊMIO MIMO INSTRUMENTAL (Brasil)



8 OUT (SÁB) Ouro Preto



· 16H Casa da Ópera



O duo de violões formado pelos instrumentistas e compositores Eduardo Pinheiro e Juliano Camara vem ganhando reconhecimento pela primorosa execução de um repertório de alta qualidade e o arrojo de seus arranjos. Vencedor do XV Prêmio BDMG Instrumental, foi finalista do prestigiado Festival Assad. O universo de autores e gêneros que os inspira é vasto, eles investem na diversidade e, entre suas principais referências, estão Guinga, Milton Nascimento e Sérgio Assad. O duo apresentará no MIMO o recém-lançado CD “Inventos”.



DAKHABRAKHA (Ucrânia)



8 OUT (SÁB) Ouro Preto



· 21H30 Casa da Ópera



Maior expoente da nova música do Leste Europeu, o quarteto criado por alunos do vanguardista Teatro de Arte Contemporânea de Kiev renova a tradição ucraniana, com pinceladas de melodias e ritmos de toda parte do mundo. A mistura vigorosa causa grande impacto mais pelas atuações, que soam como inteira novidade, do que pelo significado do que cantam. O próprio nome do grupo representa o “dar e receber” da explosiva energia trocada entre eles e o público e também à moderna roupagem com que revestem a folk music de seus antepassados. Depois de 12 anos de experimentação e em plena turnê internacional, Iryna, Nina, Olena e Marko apresentam, com exclusividade no MIMO Festival, o concerto que vem arrebatando plateias nos EUA, Canadá, Rússia, França, Inglaterra, Suécia, Alemanha, Áustria e Nova Zelândia.



Fonte: Visite o site: http://mimofestival.com




style="display:block"
data-ad-client="ca-pub-8123119408162949"
data-ad-slot="6315998514"
data-ad-format="auto">

Newsletter

As principais notícias do Carnaval Ouro Preto 2018 no seu e-mail:

Cadastre seu e-mail acima by FeedBurner

FONTE: Festival MIMO 2016