Terça, 21 de novembro de 201721/11/2017
31 99280-4230
OURO PRETO
Ouro Preto
Ouro Preto é a principal cidade histórica do estado de Minas Gerais, Brasil.
Portal Carnaval Ouro Preto Ouro Preto - MG
Postada em 14/09/2016 ás 18h47 - atualizada em 31/10/2016 ás 00h16
Ouro Preto

Ouro Preto (Reprodução: Facebook).

Ouro Preto



Ouro Preto é a principal cidade histórica do estado de Minas Gerais, Brasil.



Ouro Preto é um dos principais municípios do estado de Minas Gerais, no Brasil.



style="display:block"
data-ad-client="ca-pub-8123119408162949"
data-ad-slot="6315998514"
data-ad-format="auto">


A origem de Ouro Preto está no arraial do Padre Faria, fundado pelo bandeirante Antônio Dias de Oliveira, pelo Padre João de Faria Fialho e pelo Coronel Tomás Lopes de Camargo e um irmão deste, por volta de 1698.



Pela junção desses vários arraiais, tornando-se sede de conselho, foi elevada à categoria de vila em 1711 com o nome de Vila Rica. Em 1720 foi escolhida para capital da nova capitania de Minas Gerais.



Capital de Minas Gerais



Em 1823, após a Independência do Brasil, Vila Rica recebeu o título de Imperial Cidade, conferido por D. Pedro I do Brasil, tornando-se oficialmente capital da então província das Minas Gerais e passando a ser designada como Ouro Preto.



Em 1839 foi criada a Escola de Farmácia e em 1876 a Escola de Minas. Foi sede do movimento revolucionário conhecido como Inconfidência Mineira.



Foi a capital da província e mais tarde do estado, até 1897. A antiga capital de Minas conservou grande parte de seus monumentos coloniais e em 1933 foi elevada a Patrimônio Nacional, sendo, cinco anos depois, tombada pela instituição que hoje é o IPHAN.



Em 5 de setembro de 1980, na quarta sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO, realizada em Paris, Ouro Preto foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade.



Nenhum outro município brasileiro acumulou tantos fatos históricos relevantes à construção da memória nacional como este vasto município. Destacam-se, como marcos importantes da história brasileira:



- Última década do século XVII e princípio do XVIII - clímax das explorações paulistas, sendo descoberto o "ouro preto";



- 1708 - Guerra dos Emboabas; os atritos entre paulistas e 'forasteiros' atinge o ponto alto no distrito de Cachoeira do Campo;

- 1720 – Revolta liderada por Filipe dos Santos; motins contra o Quinto da Coroa Portuguesa;

- 1789 - Inconfidência Mineira; confabulação entre determinados segmentos da sociedade mineradora de então para tornar Minas livre do jugo português.



Histórias



Contam as histórias, que são comuns nestas terras, que um homem, ao meter sua gamela no ribeirão Tripuí para beber água, retirou do fundo do ribeirão umas pedras escuras que guardou consigo e levou para Taubaté, interior de São Paulo.



As pedras chegaram então às mãos do Governador Artur de Sá e Menezes, no Rio de Janeiro, que identifica o tão esperado ouro.



Mudança da capital



Em 1897 Ouro Preto perde o status de capital mineira, especialmente por não apresentar alternativas viáveis ao desenvolvimento físico urbano, sendo a sede transferida para o antigo Curral Del’Rey (Belo Horizonte).



A vetusta cidade continuou polarizando seus distritos, sendo contudo, o município somente a sombra do que foi outrora o Termo de Vila Rica.



Em 1923, pela Lei N° 843 de 7 de setembro, emancipa-se a antiga Itabira do Campo, atual Itabirito e em 1953 cria-se o município de Ouro Branco, desmembrado do de Ouro Preto pela Lei N°1039, de 12 de dezembro.



Turismo



Quem viaja para Ouro Preto tem realmente muito para apreciar. A cidade conta com o maior conjunto de arquitetura barroca do Brasil. Mestres escultores como Aleijadinho e Ataíde transformaram as igrejas em verdadeiras obras de arte.



Em sua maioria, elas são talhadas em madeira e banhadas a ouro, além de possuírem belos afrescos. A cidade tem 12 igrejas, e entre as mais visitadas estão São Francisco de Assis, Nossa Senhora do Rosário, Pilar e Carmo.



Já o Museu da Inconfidência é outro marco histórico. Lá estão expostos diversos objetos que pertenceram a personagens que são lembrados hoje nos livros da escola, como Tiradentes e o poeta Tomás Antonio Gonzaga, autor do livro de poemas “Marília de Dirceu”.



Ouro Preto tem quatro séculos de história. A cidade está entre os 65 destinos turísticos mais importantes do país, de acordo com o Ministério do Turismo.



Fonte: http://www.ouropreto.mg.gov.br/historia




style="display:block"
data-ad-client="ca-pub-8123119408162949"
data-ad-slot="6315998514"
data-ad-format="auto">

Newsletter

As principais notícias do Carnaval Ouro Preto 2018 no seu e-mail:

Cadastre seu e-mail acima by FeedBurner

FONTE: Ouro Preto