Quinta, 27 de julho de 201727/7/2017
31 99280-4230
Céu limpo
11º
18º
Ouro Preto - MG
dólar R$ 3,15
euro R$ 3,68
FESTIVAL DE INVERNO
Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana acontece de 8 a 17 de Julho de 2016.
O Festival de Inveno é um projeto de Natureza Artística e Cultural
Portal Carnaval Ouro Preto Ouro Preto - MG
Postada em 01/07/2016 ás 10h26 - atualizada em 31/10/2016 ás 01h18
Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana acontece de 8 a 17 de Julho de 2016.

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, Minas Gerais, Brasi. (Fonte: Google)

O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana 2016



Fórum das Artes 2016



08 a 17 de Julho



O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, que começa amanhã (8) e vai até o dia 17, acontece em um ato de resistência ao momento adverso e é organizado de forma colaborativa. Ele é pautado na mobilização de artistas, produtores e empresários da região e, neste ano, ganha um novo formato, criando uma cultura de contribuição e envolvimento, união que é primordial para essa e outras manifestações da arte e da cultura.




style="display:block"
data-ad-client="ca-pub-8123119408162949"
data-ad-slot="6315998514"
data-ad-format="auto">


Confira:PROGRAMAÇÃO OFICINAS EXPOSIÇÕES



O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2016 está com as datas CONFIRMADAS! Ele acontecerá entre 8 e 17 de julho. Em breve, teremos mais informações sobre a programação. Prepare-se!



A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), responsável pela organização do evento, confirmou hoje sua realização e as datas. O Festival acontece em um ato de resistência ao momento adverso e é organizado de forma colaborativa.



Segundo os organizadores, o Festival é pautado na mobilização de artistas, produtores e empresários da região e, neste ano, ganha um novo formato, criando uma cultura de contribuição e envolvimento, acrescentando que esta união é primordial para essa e outras manifestações da arte e da cultura.



O formato desta edição colocou em pauta uma reflexão sobre a organização do Festival para os próximos anos. “É imperativo reconstruir as relações e os formatos. É imprescindível agir politicamente na resistência da arte como reflexão da cultura e formação cidadã”, afirma o pró-reitor adjunto de Extensão, Rondon Marques Rosa.



Dessa forma, na estrutura administrativa da PROEX têm sido realizadas reuniões ampliadas a fim de definir essa nova proposta de posicionamento do Festival de Inverno. Também entra na pauta a manutenção de sua realização pela UFOP, garantindo sua execução, mesmo que em diferentes gestões e conjunturas, por meio da articulação com instituições parceiras e representações da arte e cultura na região.



VOLUNTÁRIOS - Entendendo o potencial da união de esforços, a organização do evento convida os interessados em colaborar, como monitores voluntários, com o Festival de Inverno 2016 a comparecerem, na próxima quarta-feira (06), às 8h, no Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto, à reunião do Comitê Organizador.



Todos os envolvidos nas atividades do Festival de Inverno receberão certificado de participação pelas horas trabalhadas.



Ouro Preto Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana



O Festival de Inverno é um projeto de natureza artística e cultural por meio do qual a Universidade Federal de Ouro Preto investe na produção, realização e frequentação pública de bens culturais. Seu objetivo é estimular o debate e ampliar o alcance das reflexões sobre arte e cultura em seu potencial de transformação da sociedade. As ações acontecerão nos municípios de Ouro Preto e Mariana em julho de 2016, mobilizando artistas, produtores, professores, estudantes e outros profissionais vinculados aos eixos temáticos definidos neste edital para a realização de discussões teóricas, apresentações e intervenções nos contextos sociais locais.







As propostas de trabalhos em vários formatos, como apresentações, exposições, intervenções, exibições, oficinas e mesas de debate; são apreciadas pela equipe de curadoria. Entendendo o maior hibridismo da arte na contemporaneidade, a organização aceita propostas que contemplem mais de uma das áreas de atuação artística, de modo a ampliar a participação de artistas e pesquisadores no Festival.



A proposta do evento é fomentar o contato entre sociedade local e grupos representativos de um universo artístico-cultural mais amplo. A expectativa é repercutir localmente os temas, os debates, as abordagens, as pesquisas e as elaborações críticas contemporâneas, bem como fazer reverberar externamente concepções e vivências. O Festival de Inverno busca atuar em compasso com uma política extensionista de desenvolvimento social, vínculo que se revela na democratização de suas atividades e na inclusão de comunidades periféricas em seus processos de produção. Ruas, praças e prédios históricos, entre outros espaços são abraçados por artistas, grupos, instituições e inúmeros profissionais – inclusive estrangeiros – com trabalhos em diferentes linguagens.



Desde 2004 a UFOP envolve-se na organização deste evento, que possui uma história de mais de seis décadas. Com o apoio efetivo da Fundação Educativa Ouro Preto (FEOP) e das prefeituras municipais de Ouro Preto e de Mariana, vem a cada ano aproximando, ainda mais, as duas primeiras capitais do estado de Minas Gerais.




style="display:block"
data-ad-client="ca-pub-8123119408162949"
data-ad-slot="6315998514"
data-ad-format="auto">

Newsletter

As principais notícias do Carnaval Ouro Preto 2018 no seu e-mail:

Cadastre seu e-mail acima by FeedBurner

FONTE: http://www.festivaldeinverno.ufop.br