Sábado, 24 de junho de 201724/6/2017
31 99280-4230
Muito nublado
12º
16º
17º
Ouro Preto - MG
dólar R$ 3,34
euro R$ 3,74
FÓRUM DAS LETRAS
Fórum das Letras em Ouro Preto MG
O Fórum das Letras de Ouro Preto acontecerá entre os dias 10 e 15 de novembro e debaterá “O Brasil” e homenageará Murilo Rubião
Portal Carnaval Ouro Preto Ouro Preto - MG
Postada em 26/10/2016 ás 10h08 - atualizada em 31/10/2016 ás 00h59
Fórum das Letras em Ouro Preto MG

Fórum das Letras em Ouro Preto MG

Fórum das Letras de Ouro Preto debaterá “O Brasil” e homenageará Murilo Rubião



Evento será realizado de 10 a 15 de novembro, na cidade histórica mineira; debates trarão à tona questões ligadas ao atual contexto político e cultural brasileiro




style="display:block"
data-ad-client="ca-pub-8123119408162949"
data-ad-slot="6315998514"
data-ad-format="auto">


Fórum das Letras



A literatura tomará conta de Ouro Preto entre os dias 10 e 15 de novembro, com a realização de mais uma edição do Fórum das Letras. Em 2016, o evento, que já se consolidou como um dos mais importantes do gênero, será norteado pelo tema “O Brasil” e terá como patrono o escritor Murilo Rubião, cujo centenário de nascimento é comemorado este ano. Na pauta estarão discussões sobre a produção literária, a cultura, o atual contexto político e de resistência e também a forma como o país é visto no exterior. Para isso, dezenas de convidados nacionais e internacionais participarão de uma programação intensa e gratuita, composta por debates, oficinas, exposições e performances artísticas, entre outras atividades.



Com a curadoria do Fórum das Letras e do Sesc, o encontro irá ressaltar as manifestações e gêneros literários representativos da imensa diversidade cultural que caracteriza o Brasil. “Além disso, denunciando o abismo social que nos caracteriza, colocaremos em debate os baixos índices de leitura da população, com a consequente distribuição desigual das oportunidades para os escritores brasileiros. O evento persistirá, mais do que nunca, na tarefa de formar mais leitores para reduzir as desigualdades em nosso país através da educação e da cultura. Por isso, nossa proposta é falar das fraturas, dos silêncios, das escritas que contam outras histórias de outros brasis. Enfim, colocar em cena vozes que não encontram expressão nos veículos de publicação, divulgação e circulação hoje disponíveis”, define a coordenadora geral e curadora, Guiomar de Grammont.



Retratando o mote principal do evento, a mesa de abertura reunirá o músico Emicida e o escritor Ferréz, duas importantes vozes que expressam a realidade da periferia. Este debate é uma edição do projeto Literaturas: questões do nosso tempo, que, assim como o projeto “Digas!”, faz parte da programação especial de literatura do Sesc Palladium, pensada para este evento.

Haverá ainda o debate interdisciplinar “A palavra é... Brasil”, tema que permeará o evento como um todo e várias Contações de Histórias no Fórum das Letrinhas, atividades desenvolvidas pelo Sesc em Minas Gerais.



A cidade, que tem forte tradição literária, promoverá, ainda, o “Encontro das Arcádias”, com a presença já confirmada de Alberto Venâncio Filho e Domicio Proença Filho. O Fórum levará para as ruas de Ouro Preto uma programação diária de cortejos de grupos tradicionais da cidade, como o Zé Pereira e apresentações circenses, com o intuito de valorizar a cultura e a tradição locais. 



Outra novidade prevista para este ano será a realização do Cineclube Futura, em parceria com o canal de televisão. O projeto, voltado para educadores, estudantes e moradores da região, tem foco na exibição de conteúdos audiovisuais que abordam questões como direitos dos povos indígenas, novas questões de gênero e seus desafios, conflitos de origem étnica e racial, dentre outros. A seleção de filmes será divulgada em breve.



O HOMENAGEADO



Jornalista, político e escritor, Murilo Rubião é um dos principais nomes das letras. Redator da Folha de Minas e diretor da Rádio Inconfidência, sediada em Belo Horizonte, lançou, em 1947, seu primeiro livro de contos, O ex-mágico. Em 1951, ocupou a função de chefe de gabinete do governador Juscelino Kubitschek. Entre 1956 e 1961, exerceu o cargo de adido cultural do Brasil na Espanha. Em 1966 foi designado para organizar o Suplemento Literário do Diário Oficial Minas Gerais, que se tornou um dos melhores órgãos de imprensa cultural já surgidos no país. A publicação de O pirotécnico Zacarias, em 1974, tornou Murilo Rubião subitamente reconhecido como escritor. Sua exígua obra passou a ser vista como a mais significativa manifestação da literatura fantástica no Brasil.



O Fórum das Letras de Ouro Preto é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e parceria cultural do Sesc. A programação completa do evento será divulgada em breve. Acompanhe as novidades pelo site www.forumdasletras.com.br.



SERVIÇO:



Fórum das Letras de Ouro Preto



Data: 10 a 15 de novembro



Programação gratuita



Mais informações: www.forumdasletras.com.br




 



ASSESSORIA DE IMPRENSA: ETC COMUNICAÇÃO




(31) 2535-5257 | 99120-5295



Bárbara Prado – barbara@etccomunicacao.com.br



Naiara Rodrigues – naiara@etccomunicacao.com.br



Núdia Fusco – nudia@etccomunicacao.com.br




style="display:block"
data-ad-client="ca-pub-8123119408162949"
data-ad-slot="6315998514"
data-ad-format="auto">

Newsletter

As principais notícias do Carnaval Ouro Preto 2018 no seu e-mail:

Cadastre seu e-mail acima by FeedBurner

FONTE: http://www.forumdasletras.com.br/