Terça, 25 de abril de 201725/4/2017
31 99280-4230
Muito nublado
15º
22º
21º
Ouro Preto - MG
dólar R$ 3,16
euro R$ 3,45
OURO PRETO
Excursões para Ouro Preto vira moda entre os estudantes do ensino médio
Professores montam excursões para ensinar história
Portal Carnaval Ouro Preto Ouro Preto - MG
Postada em 23/03/2017 ás 14h56 - atualizada em 30/03/2017 ás 20h50
Excursões para Ouro Preto vira moda entre os estudantes do ensino médio

Igreja São Francisco de Assis de Ouro Preto

Uma das principais cidades históricas brasileiras, Ouro Preto foi eleita Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e guarda verdadeiros tesouros arquitetônicos e artísticos entre suas ladeiras de pedra.


Nascida da febre do ouro, no final do século 17, a então chamada Vila Rica chegou a abrigar cerca de 40 mil habitantes até o fim do século 18 – mais do que muitas cidades europeias na época. Suas construções preservadas formam um dos principais conjuntos arquitetônicos do barroco mineiro, que ostentam obras de grandes artistas como Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho) e Manuel da Costa Ataíde.



 


A cidade ainda foi palco de alguns dos mais importantes episódios da história do país, como a Guerra dos Emboabas e a Inconfidência Mineira. Atualmente, Ouro Preto é um dos destinos turísticos mais visitados de Minas Gerais, que atrai turistas interessados em arte, arquitetura, história, religião e até mesmo agitação. O carnaval de rua é uma das épocas mais animadas por lá, assim como os períodos do ano em que acontecem o Festival de Inverno e a Mostra de Cinema, que ocorrem em junho e julho.


O clima é úmido no verão e seco no inverno, mas o que deve se levar em conta ao visitar Ouro Preto é o calendário de eventos: Carnaval, Semana Santa, Mostra de Cinema (junho), Festival de Inverno (julho) e 12 de Outubro, que costumam lotar a cidade de turistas.


Impossível visitar Ouro Preto sem se encantar com a riqueza de detalhes das igrejas e casarios feitos em estilo barroco, as peças de arte que estão expostas a céu aberto e dentro de museus, além de conhecer ao menos uma das minas onde exploravam ouro na época do Brasil Colônia. Como se isso não bastasse, a cidade ainda é um dos locais mais animados do país quando o assunto é comemorar o Carnaval.


Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar


Reúne entalhes das três fases do barroco mineiro e é um dos templos com maior quantidade de ouro do Brasil: 400 quilos. Nos seis altares laterais estão representadas irmandades e grupos sociais da época. O Museu de Arte Sacra, no subsolo da sacristia, exibe imagens de Nossa Senhora do Pilar, Santa Bárbara e Nossa Senhora da Conceição.


ENDEREÇO: Praça Monsenhor Castilho Barbosa |Centro Histórico


Igreja São Francisco de Assis


A igreja foi projetada por Aleijadinho, responsável pelo medalhão da fachada e o lavabo da sacristia. O forro da nave foi pintado por Mestre Athaíde, que levou mais de dez anos para terminar a obra. No altar-mor, os painéis e quadros laterais também são de sua autoria.


ENDEREÇO: Largo de Coimbra |Centro Histórico.


Igreja Nossa Senhora do Carmo


Foi um dos últimos projetos do arquiteto Manuel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho, construída em estilo rococó - a última fase do barroco, menos carregada de ouro. É a única do estado com painéis de azulejos portugueses, na capela-mor. Reúne peças de Aleijadinho e pinturas de Mestre Athaíde.


ENDEREÇO: Rua Brigadeiro Musqueira |Centro Histórico.


Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos


Com fachada de formas arredondadas, possui altares dedicados aos santos negros e pouca ostentação de ouro. A escultura de Santa Helena tem o rosto atribuído a Aleijadinho e possui um detalhe interessante que merece destaque: uma das faces tem traços masculinos e a outra, femininos.


ENDEREÇO: Largo do Rosário|Centro Histórico.



 

FONTE: Ouro Preto
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

Publicidade

Facebook

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Enquete
Qual a melhor opção de hospedagem para curtir o Carnaval Ouro Preto 2018?

Ficar em República
8 votos - 50.0%

Ficar em Pousada ou Hotel
7 votos - 43.8%

Ficar em Casa Alugada
1 voto - 6.2%