Sábado, 16 de dezembro de 201716/12/2017
31 99280-4230
OURO PRETO
Fórum das Letras homenageia Carlos Drummond de Andrade
Evento será realizado entre os dias 19 e 26 de novembro; pela primeira vez, programação acontecerá também em Mariana
Portal Carnaval Ouro Preto Ouro Preto - MG
Postada em 01/11/2017 ás 09h56 - atualizada em 26/11/2017 ás 20h38
Fórum das Letras homenageia Carlos Drummond de Andrade

Fórum das Letras 2017

No ano em que se completam 30 anos da morte de Carlos Drummond de Andrade, o Fórum das Letras se volta para a obra deste que é um dos maiores poetas brasileiros. Autor, entre muitas outras, de pérolas como “Estampas de Vila Rica” e “Morte das Casas de Ouro Preto”, presentes em Claro Enigma, que evocam sua passagem pela cidade, e do livro “Sentimento do Mundo”, tema desta edição, Drummond se transforma no grande homenageado do evento. O Fórum das Letras acontece entre os dias 19 e 26 de novembro e, pela primeira vez, se estenderá para a vizinha Mariana.


 “Sempre tivemos o desejo de ampliar o evento. São cidades irmãs, tão importantes para a cultura, para a literatura e para a construção da história nacional. Ambas contam também com a presença da UFOP. O evento ganha, assim, uma força ainda maior, inclusive com o aumento do número de dias”, destaca a coordenadora e curadora, Guiomar de Grammont. A programação, inteiramente gratuita, será divulgada em 10 de novembro e contará com debates sobre literatura, mercado editorial e jornalismo, entre outros temas, além de performances artísticas, exposição e oficina.


 Homenagem


“A inspiração para o Fórum das Letras 2017, que homenageia Carlos Drummond de Andrade, vem da obra Sentimento do Mundo, uma das minhas preferidas, do poeta. Esse livro tem uma atualidade impressionante nos tempos que correm, no Brasil e no mundo. O que é o \'sentimento do mundo\", na visão do poeta? Penso que é a dor provocada por uma certa impotência diante das mazelas da humanidade. Contudo, os homens podem se unir para reinventar o futuro, a poesia pode ser o antídoto contra a descrença, o individualismo, a ganância e o ódio. É essa esperança que rege o Fórum das Letras”, afirma Guiomar de Grammont.


 A homenagem ao poeta contará com a presença do cenógrafo Pedro Drummond, neto do poeta. Ele participará do debate “Vem, Carlos, ser gauche na vida!”, com o escritor Humberto Werneck, que vem se dedicando à biografia do mineiro, a ser lançada em 2018, mediado por Edmilson Caminha. Este também será o nome da exposição montada a partir da parceria cultural com o Sesc, que prepara ainda outras novidades para este ano. Já a trajetória do poeta será lembrada no debate “Sentimento do Mundo – A obra de Carlos Drummond de Andrade”, com a presença do poeta brasileiro Antonio Carlos Secchin, do português Arnaldo Saraiva e do ensaísta Murilo Marcondes de Moura.


 Espaços


A maior parte dos debates acontece no Cine Vila Rica, inaugurado em 1886 e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Além da Ciclo Sesc de Debates e o Literatura em Cena, o espaço sedia o #dasletras, que, nesta edição, terá curadoria da gestora cultural Ray Ribeiro, que possui vasta experiência na área cultural e de eventos literários. “O #dasletras tem um viés mais jovem e tem como missão atrair este público e fortalecer sua relação com a leitura. Nesse sentido, abordaremos assuntos que têm a ver com o seu dia a dia. Um exemplo será o debate sobre a relação entre música e literatura, com a participação do rapper MV Bill. Autoras já consagradas, como Paula Pimenta Laura Conrado, falarão sobre o prazer que têm em escrever. Já o cronista e poeta Fabrício Carpinejar falará sobre amor e linguagem digital\", explica.


 O Anexo do Museu da Inconfidência receberá a programação do Ciclo Cielo de Jornalismo, com curadoria da professora Marta Maia; e do Espaço CBL, com debates sobre assuntos que movimentam o mercado editorial brasileiro, como direitos autorais, prêmios literários, livros digitais e a presença dos livros nacionais no exterior. Em Mariana, o Fórum das Letras acontecerá no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).


 O Fórum das Letras é realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com patrocínio da Gasmig, da Cielo e parceria cultural do Sesc.


 ASSESSORIA DE IMPRENSA: ETC COMUNICAÇÃO


(31) 2535-5257 | (31) 99120-5295


Núdia Fusco – nudia@etccomunicacao.com.br

Newsletter

As principais notícias do Carnaval Ouro Preto 2018 no seu e-mail:

Cadastre seu e-mail acima by FeedBurner

FONTE: ETC COMUNICAÇÃO

Publicidade

Facebook

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Enquete
Qual a melhor opção de hospedagem para curtir o Carnaval Ouro Preto 2018?

Ficar em República
132 votos - 60.8%

Ficar em Pousada ou Hotel
47 votos - 21.7%

Ficar em Casa Alugada
38 votos - 17.5%