Terça, 19 de setembro de 201719/9/2017
31 99280-4230
OURO PRETO
Ouro Preto irá comemorar 306 anos com extensa programação cultural entre os dias 7 e 10 de julho de 2017
Semana de Ouro Preto acontece de 7 a 10 de julho de 2017. Programação se estende por mais dois finais de semana de Julho
Portal Carnaval Ouro Preto Ouro Preto - MG
Postada em 07/07/2017 ás 12h50 - atualizada em 27/07/2017 ás 21h22
Ouro Preto irá comemorar 306 anos com extensa programação cultural entre os dias 7 e 10 de julho de 2017

Ouro Preto irá comemorar 306 anos com extensa programação cultural entre os dias 7 e 10 de julho de 2017

Neste sábado, 8 de julho, Ouro Preto celebra 306 anos de elevação a Vila.


 Para comemorar, a Prefeitura, em parceria com o Festival de Inverno 2017, programou diversas atrações para ouro-pretanos e visitantes. Diogo Nogueira, Dani Tavares, Banda Cheiro de Amor e Patrulha Canina serão as atrações de sexta a domingo na Praça Tiradentes.

Neste mês de julho, o Projeto Circuito Cultural de Ouro Preto, do Departamento de Promoção Cultural, apresenta uma programação especial em comemoração ao aniversário de 306 anos de Ouro Preto.


No dia 6 de julho, às 14h, haverá abertura da exposição literária dos exemplares da Sala Ouro Preto, na Biblioteca Pública Municipal.


A exposição “Arte Bíblica”, do pintor ouro-pretano Paulo Valadares, seguida de bate-papo do artista com os alunos da Escola Municipal Monsenhor João Castilho Barbosa, acontece no dia 7 de julho, às 10h. A mostra ficará disponível até o dia 29 de julho, aberta à visitação das 10h às 16h, no Museu Casa dos Inconfidentes.


A escritora ouro-pretana Maristela de Carvalho estará na Hora do Conto “A Aventura do Mestre Antônio”, de sua autoria, no dia 7 de julho, às 13h30, na Biblioteca Pública Municipal. A atividade terá participação especial dos alunos da Escola Municipal Aleijadinho, do distrito Santo Antônio do Salto.


Nos dias 10 e 11, das 13h às 16h, acontece a oficina de Craquelê em prato de vidro, com a artesã ouro-pretana Lourdinha Ponciano, também na Biblioteca Municipal. Os interessados deverão se inscrever pelo telefone 31 3559-3254.


No dia 12, às 14h, a Biblioteca apresenta a Hora do Conto “O mistério da mina”, da escritora Maristela de Carvalho, história contada pelo ator Rodrigo Malaspina. A atividade terá a participação dos alunos da Escola Municipal Monsenhor João Castilho Barbosa.


Encerrando a programação, o quintal da Casa do Folclore será palco do Sarau “Viva Ouro Preto!”, no dia 14, às 15h, homenageando os poetas e músicos que se inspiraram na cidade histórica na sua arte. 


O tradicional Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes proporciona, há 50 anos, atividades relevantes na cultura brasileira, com palestras, oficinas, teatros e shows musicais de forma gratuita. Criado em 1967, originou-se a partir de uma iniciativa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), posteriormente assumido pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tornando-se o primeiro Festival de Inverno do país.


Para a edição deste ano, o tema escolhido foi “Em Tempos Diversos”, que discutirá críticas da sociedade contemporânea através de debates e pesquisas. O Zé Pereira do Club dos Lacaios, que comemora 150 anos de música e festa, é o grande homenageado. Para o pró-reitor de extensão, Prof. Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves Knupp, “a reaproximação com a comunidade local é uma das nossas grandes ideias, agraciando as manifestações culturais da cidade, por isso a homenagem ao Zé Pereira”.


A programação da semana que comemora o aniversário do município será integrada ao Festival. Essa decisão, tomada em conjunto entre a Prefeitura e a UFOP, visa juntar o público da cidade, turistas e universitários, tornando o evento ainda maior. “Juntamos forças em um momento econômico difícil. 


O Festival de Inverno 2017 terá início no dia 7 de julho, um dia antes do aniversário de Ouro Preto, com término no dia 23 de julho. A abertura oficial será no dia 8 de julho, às 17h, Centro de Artes e Convenções da UFOP - Ouro Preto. As atrações englobarão, também, Mariana e João Monlevade, onde há campi da UFOP.


A programação completa está no site festivaldeinverno.feop.com.br


Confira a agenda do shows em comemoração ao aniversário de 306 anos de Ouro Preto:


 Sexta-feira, 07 de julho


21h - Dani Tavares


23h - Banda Cheiro de Amor


 Sábado, 08 de julho


12h - Sinerata


17h - Solenidade de Abertura do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana


19h - Missa Festiva em comemoração aos 306 anos de Ouro Preto


20h - Cortejo do Bloco Zé Pereira dos Laicos


23h - Diogo Nogueira


 Domingo, 09 de julho


11h - Concerto com a Orquestra SESI Minas


14h - Banda Patrulha Canina


 Segunda-feira, 10 de julho


20h - Cortejo do Bloco Zé Pereira dos Lacaios com sessão solene na Câmara dos vereadores


 Todos os espetáculos acontecem na Praça Tiradentes com entrada franca.


As atividades esportivas e os eventos do Circuito Cultural podem ser conferidas no site da Prefeitura: www.ouropreto.mg.gov.br

Newsletter

As principais notícias do Carnaval Ouro Preto 2018 no seu e-mail:

Cadastre seu e-mail acima by FeedBurner

FONTE: Ouro Preto