Quinta, 20 de julho de 201720/7/2017
31 99280-4230
Parcialmente nublado
13º
18º
Ouro Preto - MG
dólar R$ 3,15
euro R$ 3,63
FESTIVAL DE INVERNO
Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana acontece de 8 a 23 de Julho de 2017
O Festival de Inveno é um projeto de Natureza Artística e Cultural
Portal Carnaval Ouro Preto Ouro Preto - MG
Postada em 10/05/2017 ás 13h39 - atualizada em 19/06/2017 ás 20h57
Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana acontece de 8 a 23 de Julho de 2017

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana acontece de 8 a 23 de Julho de 2017

No ano em que completa 50 anos, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes será realizado entre os dias 8 e 23 de julho. São previstas atividades nas duas cidades da região dos Inconfidentes e em João Monlevade.


O Festival de Inverno é um projeto de natureza artística e cultural por meio do qual a Universidade Federal de Ouro Preto investe na produção, realização e frequentação pública de bens culturais. Seu objetivo é estimular o debate e ampliar o alcance das reflexões sobre arte e cultura em seu potencial de transformação da sociedade. As ações acontecerão nos municípios de Ouro Preto e Mariana em julho de 2016, mobilizando artistas, produtores, professores, estudantes e outros profissionais vinculados aos eixos temáticos definidos neste edital para a realização de discussões teóricas, apresentações e intervenções nos contextos sociais locais.


 As propostas de trabalhos em vários formatos, como apresentações, exposições, intervenções, exibições, oficinas e mesas de debate; são apreciadas pela equipe de curadoria. Entendendo o maior hibridismo da arte na contemporaneidade, a organização aceita propostas que contemplem mais de uma das áreas de atuação artística, de modo a ampliar a participação de artistas e pesquisadores no Festival.


A proposta do evento é fomentar o contato entre sociedade local e grupos representativos de um universo artístico-cultural mais amplo. A expectativa é repercutir localmente os temas, os debates, as abordagens, as pesquisas e as elaborações críticas contemporâneas, bem como fazer reverberar externamente concepções e vivências. O Festival de Inverno busca atuar em compasso com uma política extensionista de desenvolvimento social, vínculo que se revela na democratização de suas atividades e na inclusão de comunidades periféricas em seus processos de produção. Ruas, praças e prédios históricos, entre outros espaços são abraçados por artistas, grupos, instituições e inúmeros profissionais – inclusive estrangeiros – com trabalhos em diferentes linguagens.


Desde 2004 a UFOP envolve-se na organização deste evento, que possui uma história de mais de seis décadas. Com o apoio efetivo da Fundação Educativa Ouro Preto (FEOP) e das prefeituras municipais de Ouro Preto e de Mariana, vem a cada ano aproximando, ainda mais, as duas primeiras capitais do estado de Minas Gerais.


Mais informações no site oficial do evento: http://festivaldeinverno.ufop.br/

Newsletter

As principais notícias do Carnaval Ouro Preto 2018 no seu e-mail:

Cadastre seu e-mail acima by FeedBurner

FONTE: http://festivaldeinverno.ufop.br/