Sábado, 24 de junho de 201724/6/2017
31 99280-4230
Parcialmente nublado
12º
17º
17º
Ouro Preto - MG
dólar R$ 3,34
euro R$ 3,73
OURO PRETO
Ouro Preto e Mariana recebem segunda edição dos projetos Roteiro das Minas e antroPOPfagia
Aula performática, oficina e debate serão realizados nos dias 11 e 26 de maio, respectivamente, com entrada gratuita
Portal Carnaval Ouro Preto Ouro Preto - MG
Postada em 05/05/2017 ás 19h06 - atualizada em 05/05/2017 ás 21h07
Ouro Preto e Mariana recebem segunda edição dos projetos Roteiro das Minas e antroPOPfagia

Ouro Preto e Mariana recebem segunda edição dos projetos Roteiro das Minas e antroPOPfagia

Ouro Preto e Mariana receberão, em maio, mais uma edição dos projetos Roteiro das Minas e antroPOPfagia. O próximo encontro será uma aula performática/oficina com curadoria artística de Beatriz Azevedo, inspirada nos textos do Movimento Antropofágico, de Oswald de Andrade, e participação da professora de Estética e Filosofia e Arte da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Imaculada Kangussu, e do professor Sílvio Carneiro, da Universidade Federal do ABC (mais informações sobre os convidados seguem abaixo). O evento será realizado na quarta-feira, 11 de maio, a partir das 19h, na Casa da Ópera, em Ouro Preto.


 A partir do tema “Por um pensamento brasileiro” serão debatidas questões ligadas à criação do pensamento brasileiro dentro da filosofia, relacionando o modernismo e a antropofagia – incluindo aspectos ligados à obra de Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Macunaíma, além de resgatar a passagem da Caravana Modernista em Minas Gerais. Ela foi responsável por “descobrir”, em 1924, a identidade do homem brasileiro e criar um movimento de valorização do passado colonial e do barroco mineiro. O grupo, que contou com Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Tarsila do Amaral, passou por Belo Horizonte, Ouro Preto, São João Del-Rei, Tiradentes, Mariana e Congonhas.       


Em Mariana, o antroPOPfagia será realizado em 26 de maio, às 19h, no Teatro Sesi Mariana, com a participação da professora Imaculada Kangussu. Ela apresentará o tema “Por um pensamento brasileiro”.


Os projetos são realizados pela Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Estética e Filosofia da Arte da UFOP e secretarias de Patrimônio de Mariana e Ouro Preto e patrocínio da Cemig, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.


SOBRE OS CONVIDADOS DESTA EDIÇÃO:


Imaculada Kangussu


Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com a tese Leis da Liberdade. As relações entre Estética e Política na Filosofia de Herbert Marcuse (defendida em 2000 e publicada pela Ed. Loyola em 2009) e Mestre em Filosofia pela mesma instituição, com a dissertação Imagens e História: as Passagens de Walter Benjamin (defendida em 1996). Pós-doutorado na School of Arts and Science da New York University sobre o tema Phantasy and Reason. Atualmente é Professora-Associada no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto. Desenvolve pesquisas na área de Estética e Filosofia da Arte, com ênfase na Teoria Crítica da Escola de Frankfurt e no pensamento contemporâneo dedicado a estas áreas. Coordena o grupo de pesquisa Arte e Conhecimento, é membro do GT Estética, da International Herbert Marcuse Society e editora da revista ARTEFILOSOFIA.


Sílvio Carneiro


Doutor em Filosofia (2014), Mestre em Filosofia (2008) e bacharelado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente, desenvolve o projeto "Topologias do Comum: o ético e o político entre a utopia e a heterotopia&quot, visando a articulação entre instituições e subjetividades nas filosofias políticas contemporâneas, tendo como eixo principal os estudos críticos do neoliberalismo e as perspectivas críticas utópicas. Também participa como pesquisador do projeto NEXOS: teoria crítica e pesquisa interdisciplinar, em parceria com a UFABC, UFMS e FAMED-SOBRAL. Desenvolve estudos sobre ensino de filosofia pelo Laboratório de Pesquisas em Ensino de Filosofia (LAPEFIL - UFABC) e pesquisa junto à Rede Escola Pública e Universidades: Professores e Pesquisadores em Política Educacional do Estado de São Paulo. Membro associado da International Herbert Marcuse Society. É Coordenador do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar da ANPOF.


SERVIÇO:


Roteiro das Minas, em Ouro Preto


11 de maio, às 19h


Casa da Ópera (R. Brigadeiro Musqueira, 104 - 300 lugares)


antroPOPfagia, em Mariana


26 de maio, às 19h


Teatro Sesi Mariana (R. Frei Durão, 22 - 300 lugares)


ASSESSORIA DE IMPRENSA: ETC COMUNICAÇÃO


(31) 2535-5257 | (31) 99120-5295


Núdia Fusco – nudia@etccomunicacao.com.br

Newsletter

As principais notícias do Carnaval Ouro Preto 2018 no seu e-mail:

Cadastre seu e-mail acima by FeedBurner

FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA: ETC COMUNICAÇÃO