Quarta, 22 de novembro de 201722/11/2017
31 99280-4230
OURO PRETO
12ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto | 21 a 26 de junho de 2017
12ª CINEOP ABRE INSCRIÇÕES GRATUITAS PARA PROJETOS AUDIOVISUAIS EDUCATIVOS E FILMES PARA A MOSTRA EDUCAÇÃO
Portal Carnaval Ouro Preto Ouro Preto - MG
Postada em 26/04/2017 ás 22h05 - atualizada em 27/07/2017 ás 21h44
12ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto | 21 a 26 de junho de 2017

12ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto | 21 a 26 de junho de 2017

12ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto | 21 a 26 de junho de 2017


  12ª CINEOP ABRE INSCRIÇÕES GRATUITAS PARA PROJETOS AUDIOVISUAIS EDUCATIVOS E FILMES PARA A MOSTRA EDUCAÇÃO


Interessados podem se inscrever até o dia 02 de maio no site cineop.com.br


Estão abertas as inscrições para Projetos Audiovisuais Educativos e Filmes a serem selecionados para a Mostra Educação, que serão apresentados e exibidos na 12ª CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto a ser realizada de 21 a 26 de junho de 2017 como parte integrante da programação do Encontro da Educação: IX Fórum da Rede Kino: Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual. 


As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site oficial do evento  www.cineop.com.br até o dia 02 de maio, às 22 horas (horário de Brasília). Poderão inscrever pessoas físicas e/ou jurídicas. Os interessados devem ler o regulamento, preencher a ficha disponível no site e disponibilizar as informações solicitadas para avaliação de uma comissão eleita pela organização do evento pela coordenação da Rede Kino. Poderão se inscrever quaisquer proponentes que representem atividades de produção e socialização da cultura audiovisual e educação para televisão, cinema e mídias digitais.


O tema para 2017 é EMERGÊNCIAS AMERÍNDIAS. Tem o propósito de oferecer um espaço fecundo para a promoção de um debate sobre a criação de condições para a emergência de uma outra produção audiovisual e suas relações com o universo da educação, com especial foco na questão indígena.


 PROJETOS AUDIOVISUAIS EDUCATIVOS


Entendemos as ações que buscam algum tipo de atuação junto à produção e difusão de conteúdo para mídias digitais, cinema e televisão, com fins educativos.  Destacamos que a ênfase temática desta edição não exclui a inscrição, seleção e participação de projetos que estão igualmente implicados com aqueles que sofrem material e simbolicamente os efeitos da exclusão e que por motivação diversa tem acesso, participação e / ou oportunidade igualitária dificultada (ou vetada) a bens e serviços universais disponíveis para a população.


 FILMES PARA MOSTRA EDUCAÇÃO


A proposta tem como objetivo fornecer elementos para a criação de um encontro entre distintas práticas pedagógicas ligadas ao audiovisual no ambiente escolar, sendo este o foco do Encontro da Educação: IX Fórum da Rede Kino. Destaca-se ainda o grande interesse em processos colaborativos, horizontais, nos quais os estudantes assumam situações de protagonismo, ocupando efetivamente o lugar de articuladores dos materiais elaborados / filmados / editados.


Em 2017, a Mostra Educação homenageia o projeto de formação e realização audiovisual indígena Vídeo nas Aldeias (VNA), criado em 1986 por Vincent Carelli. Assim, convidamos a todos os interessados em participar que assistam ao filme Das crianças Ikpeng para o mundo, disponível no link:http://www.videonasaldeias.org.br/2009/video.php?c=28


E, a partir do filme, procurem responder ao pedido feito pelos jovens indígenas há 20 anos mostrando um dia em sua comunidade, filmando-o. É importante destacar que todos os filmes enviados para a Mostra Educação desta edição devem ter como princípio a ideia de que são uma resposta audiovisual ao pedido dos Ikpeng, contudo, existem inúmeras maneiras e formas de articular as imagens, palavras e sons.


Os  filmes  precisam ser necessariamente coletivos, isto é, não podem ser uma resposta aos Ikpeng apenas da vida de uma criança ou jovem, mas de um coletivo de amigos, estudantes, trabalhadores, professores, entre outros.


***


 SOBRE A CINEOP


Pioneira desde sua criação (2006), a enfocar a preservação audiovisual, memória, história e a tratar o cinema como patrimônio, a CineOP, a cada edição, reafirma o propósito de ser um instrumento de reflexão e luta pela salvaguarda do rico e vasto patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo.


Além das exibições de filmes em pré-estreias nacionais e retrospectivas, homenagens, seminário, debates, oficinas, sessões cine-Escola, mostrinha de cinema, exposições, cortejo, shows musicais e atrações artísticas, o evento promove em suas edições anuais, o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o Encontro da Educação: Fórum da Rede Kino – Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual. Toda programação é oferecida gratuitamente ao público.


 SOBRE ENCONTRO DA EDUCAÇÃO | IX FÓRUM DA REDE KINO


Rede KINO é formada por um grupo de professores, pesquisadores, produtores, estudantes e representantes de organizações do campo do cinema e do audiovisual. Desde 2009 vem promovendo um Fórum anual para debate e reflexão sobre o audiovisual e a educação, sendo acolhido em 2010 pela Mostra de Cinema de Ouro Preto. O Fórum busca um diálogo com as demais ações da Mostra e tem como foco a criação de um espaço de discussão que relacione o cinema e a educação, a partir da apresentação de propostas práticas e problemas teóricos. As discussões anualmente realizadas no âmbito do Fórum tem refletido na criação de políticas públicas, pesquisas acadêmicas, publicações, projetos e filmes que impactam diretamente os espaços formais e não-formais de ensino no país. 


Toda a programação é oferecida gratuitamente ao público.


 ***


Acompanhe a 12ª CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto e o programa Cinema Sem Fronteiras 2017.


Participe da Campanha #EufaçoaMostra
Na Web: cineop.com.br  No Twitter: @universoprod   No Facebook: universoproducao / CineOP


No Instagram: @universoproducao  Informações pelo telefone: (31) 3282-2366


***


 Serviço:


12ª CINEOP - MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO


21 a 26 de junho de 2017


Lei Federal de Incentivo à Cultura


Patrocínio: BNDES


Fomento: CODEMIG | Governo de Minas Gerais


Idealização e realização: Universo Produção


Ministério da Cultura| Governo Federal Ordem e Progresso


 ASSESSORIA DE IMPRENSA


Universo Produção  -  Ricardo Moreira – (31) 3282.2366  imprensa@universoproducao.com.br


ETC Comunicação – Núdia Fusco – (31) 2535-5257 nudia@etccomunicacao.com.br

Newsletter

As principais notícias do Carnaval Ouro Preto 2018 no seu e-mail:

Cadastre seu e-mail acima by FeedBurner

FONTE: cineop.com.br