Untitled Document
Melhores Repúblicas de Ouro Preto para o carnaval 2015
Loja virtual da republica calamidade publica

República Calamidade Pública lança loja virtual com venda de pacotes para o carnaval 2015. 31 3551 0483.

República Caixotinho 2014

República Caxotinho. Carnaval 2015, blocos, festas e segurança. Fone 31 3551 6165. Reservas carnaval 2015.

Carnaval Sparta 2014

República Sparta. CarnaSparta 2015, agitação total, festas, piscina e blocos. 31 3551 1278 Reservas carnaval 2015

Carnaval Lua Azul 2014

República Lua Azul . Carnalua 2015, diversão regada a bebidas, blocos. 31 3552 3086. Reservas carnaval 2015

Carnaval Hospicio 2014

República Hospício. Carnaval curtição, bebidas diferentes e blocos. 31 3551 5637. Reservas carnaval 2015

Carnaval República tira Magoa 2014

República Tira Mágoa. Carnaval no centro histórico com as melhores festas . 31 3551 7274. Reservas carnaval 2015

Carnaval FG 2014

República FG. CarnaFG 2015 com OPEN BAR, festas e blocos. 31 3551 1071. Reservas carnaval 2015

Carnaval República Trem de Doido 2014

República Trem de Doido. CarnaBebêDoido, muitas festas e tradicional. 31 3551 7638. Reservas carnaval 2015

 
     

 

Carnaval Ouro Preto 2014

 

O CARNAVAL DE OURO PRETO EM 2014

 

O carnaval de Ouro Preto está se tornando um dos mais procurados do Brasil devido a sua peculiaridade, atraindo muitos turistas das diversas regiões do país, principalmente dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e do Distrito Federal. O que mais atrai os turistas além da maravilhosa cidade histórica é o clima estudantil que paira pelas ladeiras de Ouro Preto. Este clima é gerado em grande parte pelo grande número de repúblicas estudantis, sendo hoje cerca de mais de trezentas repúblicas.

“O mais legal em Ouro Preto é que até o carnaval é história. Prova disso é o Zé Pereira dos Lacaios, com mais de 140 anos de tradição, e a Bandalheira, de quase quatro décadas de vida. É bonito ver a cultura transmitida de geração para geração”.

O carnaval em 2014 será comemorado entre os dias 28 de fevereiro e 04 de Março 2014.

 

REPÚBLICAS ESTUDANTIS

 

 

Cada república promove um carnaval com uma programação diferenciada para os turistas que compram seus pacotes, que na maioria das vezes está composto por, bebida liberada todos os dias (cerveja, ice, pinga, vodka, etc), Shows (samba, pagode, pop rock, etc), churrasco, café da manhã, almoço, alojamento (quarto com colchonetes), festas temáticas, abadás de blocos (as repúblicas fornecem de 2 a 3 blocos inclusos no pacote), segurança 24 horas, caneca da república, camisa da república, Dj, pulseira de identificação, boate e outros agitos. O folião pode adquirir os pacotes das repúblicas através do próprio site das repúblicas (PaGseguro) ou diretamente nas repúblicas através de acordos fechados por telefone ou e-mail. O pagamento normalmente pode ser feito a vista ou dividido dependendo da república no cartão de crédito em até 12 vezes. Um ponto importante é que quanto mais rápido o acordo é fechado ou seja nos meses de Setembro e Outubro os pacotes estão mais baratos e vão aumentando no decorrer da proximidade do carnaval podendo ganhar reajustes de até 100x do valor inicial. As repúblicas são dividas em repúblicas do Campus (Bairro: Bauxita), Repúblicas do Centro Histórico (Onde ocorre os principais agitos) e Repúblicas próximas ao Centro Histórico, sendo que para chegar do Campus ao Centro, existem linhas de ônibus que demoram em torno de 10 minutos para percorrer o trajeto.

O ponto fraco dos pacotes das repúblicas é a acomodação, os grupos ficam divididos em homens e mulheres que são dispostos em quartos em grupos de 4 a 8 pessoas, cada pessoa recebe um colchonete para que possa se acomodar no espaço oferecido, assim com o excesso de bagagens que os foliões trazem reduzem ainda mais o espaço.

*A programação das repúblicas podem ser alteradas sem aviso prévio.

*As festas nas repúbllicas são só para maiores de 18 anos. Sendo indispensável a apresentação de RG ou CNH ou outro documento de mesmo valor - com foto para entrar nas repúblicas.

 

 

ESCOLHA DAS REPÚBLICAS PELOS FOLIÕES

Em 2013, o Portal sugere a escolha das repúblicas parcerias pelos foliões. No momento da escolha das repúblicas os foliões devem verificar se os pacotes destas repúblicas agradam o folião, e posterriormente entrar em contato com a república para fechar o acordo.

As repúblicas parceiras são repúblicas de maior tradição na organização do carnaval universitário, sempre saem na frente na organização e divulgação de seus eventos, sendo assim uma ótima opção para o carnaval 2014.

 

 

BLOCOS ESTUDANTIS DO CARNAVAL OURO PRETO

 

Um dos pontos fortes do carnaval que atrai muitos turistas são os blocos carnavalescos, que hoje estão divididos entre blocos estudantis organizados pelas repúblicas (exemplo: Bloco da Forca, Praia, Ourô Pirô, Bau da Xita, Mesclado, Caixão, Cabrobró) e os blocos tradicionais organizados por cidadãos ilustres (exemplo: Bloco da Diretoria).

Todos os blocos começam em um espaço fechado, chamado de concentração ou arena, somente para quem adquiriu o abadá do mesmo. Neste espaço, os grupos de samba, pagode e até cantores de funk, agitam a festa enquanto os milhares de foliões se refrescam bebendo e participando dos tradicionais banhos de cerveja gelada. Após o término da concentração, alguns blocos seguem pelas ruas de Ouro Preto, agora liberado para todos que quiserem acompanhar a bateria das repúblicas subindo e descendo as ladeiras.

A concentração dos blocos acontece a tarde e duram até o início da noite, assim durante a noite ocorre os shows na arena ou na praça tiradentes e as famosas festas das repúblicas.

 

Aquisição de Abadás dos Blocos

O abadá dos blocos é distribuído junto com o pacote das hospedagens em repúblicas, sendo que cada república tem parceria com blocos diferentes. Caso a república escolhida não tenha o bloco que você desejar, os abadás podem ser comprados avulsos nos pontos de venda, ou através do próprio site dos blocos.

*Os blocos acontecem no centro, assim quem se hospedar nas repúblicas do Campus precisam utilizar um ônibus, como citado anteriormente.

 

 

ESCOLAS DE SAMBA DO CARNAVAL DE OURO PRETO

 


O desfile das Escolas de Samba de Ouro Preto é o momento mais importante do Carnaval de Ouro Preto, porque além da importante função social que as Escolas exercem em suas comunidades trazem a Praça Tiradentes muita alegria, disposição e beleza. A alegria e o improviso fizeram a alegria das pessoas que assistiam aos desfiles das escolas de samba de Ouro Preto, na noite de segunda-feira (7). As seis escolas do Grupo Especial usaram a criatividade para fazer a festa na Praça Tiradentes. O Rei Momo e a Rainha do Carnaval estavam presentes para curtir a festa. Os foliões devem prestigiar o evento e sambar muito ao som das baterias.

A história do carnaval na cidade tem uma parte importante contada pelas agremiações. Afinal, foi com os desfiles das Escolas de Samba na Praça Tiradentes que os moradores de cada bairro passaram a aperfeiçoar a festa ouro-pretana, até que ela se tornou uma das principais do país. A partir de 1957, quando a primeira escola de samba – Império do Morro Santana – foi fundada, a folia mineira entrou em uma nova fase. Nas décadas de 1970 e 1980, os desfiles tiveram seu auge com os sambas de Vandico, Edmundo Guedes e Vicente Gomes.

Hoje, as escolas se profissionalizam tanto na confecção de alegorias, quanto na gestão de pessoas e gastos.

As escolas de samba mirins desfilam na Praça Tiradentes e as do Grupo Especial também. Os desfiles são avaliados por dez jurados, escolhidos entre pessoas do meio artístico que não tenham qualquer ligação com as escolas de samba da cidade e que morem a, no mínimo, 100 km de distância de Ouro Preto. Enquanto isso, nos barracões de cada bairro, costureiras, passistas, músicos e a comunidade em geral se envolvem nos preparativos para que tudo fique pronto a tempo, o que prova que escola de samba também é sim uma tradição mineira.

A campeã do carnaval 2011: Escola de Samba Santa Cruz

Fundada no dia 15 de maio de 2009 pela Associação dos Moradores do Santa Cruz, a escola tem seu pavilhão identificado com as cores predominantes: branco, vermelho e verde. O objetivo da criação da agremiação no bairro é, principalmente, o resgate da cidadania de seus moradores.

 

Escola de Samba Acadêmicos do São Cristovão

Foi criada em 1980 por um grupo de amigos do bairro São Cristóvão. A bateria é bastante conhecida, pois quem chega a Ouro Preto nesta época de Carnaval já na entrada da cidade escuta os repiques.

 

Escola de Samba Império do Morro Santana

Primeira escola de samba de Ouro Preto, fundada em 1957. Inaugurou uma nova fase do carnaval da cidade. Conhecida pelo grande envolvimento da comunidade.

 

Escola de Samba Inconfidência Mineira - ESIM

A Escola de Samba Inconfidência Mineira –ESIM – foi fundada no bairro Antônio Dias, no dia 03 de novembro de 1972, após a extinção do Conjunto Brito Filho, também conhecido como Charanga da Lata. Com o passar dos anos, a bateria se tornou uma das grandes agremiações de Ouro Preto, que tem a águia como símbolo.

 

Escola de Samba Sinhá Olímpia

Criada em 1975 por um grupo de moradores do bairro Saramenha. O nome é uma homenagem a famosa Sinhá Olímpia, uma das figuras mais populares da história recente de Ouro Preto.

 

Escola de Samba União Recreativa do Santa Cruz

Foi fundada no dia 15 de maio de 2009 pela Associação dos Moradores do Santa Cruz, tendo seu pavilhão identificado com as cores predominantes: branco, vermelho e verde. O objetivo da criação da agremiação no bairro é, principalmente, o resgate da cidadania de seus moradores.

 

Escola de Samba Unidos do Padre Faria

Foi fundada no dia 1º de Janeiro de 1970, no bairro Padre Faria por um grupo de amigos liderados pelo Sr. Agostinho Ferreira Guimarães. Em 1971, a agremiação entrou para a história da cidade como a primeira a apresentar seu samba-enredo. É a escola que mais conquistou títulos no carnaval de Ouro Preto, sendo eleita 18 vezes campeã e 12 vice-campeã.

 

DESFILE DE BLOCOS CARNAVALESCOS

Vários blocos tradicionais desfilam pelo Circuito do Carnaval. Destaque para a irreverência do Bloco do Mato, em que moradores dos bairros alto da cidade saem pelas ruas carregando ramos de folhas, e do Bloco da Barra, bairro de mesmo nome em que os homens saem vestidos de mulher e as mulheres de homem, além de desfilarem com o corpo pintado de verde. O desfile dos Bloco dos Chifrudos, do bairro Taquaral, e o Jesus é Bom à Beça, que há mais de 15 anos participa da festa em Ouro Preto, levando mensagens religiosas a quem passa pelas ruas. A Bandalheira Folclórica Ouro-pretana desce e subi ladeira com um ritmo impressionante, como faz há 39 anos. O bloco Piratas, da República Nau Sem Rumo, agita os foliões subindo a Rua Direita. A noite a famosa Janela Erótica, na rua Direita. O Balanço da Cobra, que alegra os foliões desde 1975, sai do bairro Pilar e leva como atração principal uma enorme cobra colorida feita de pano que trança entre as pessoas. O Bloco Candonguêro, os blocos Vemelho i Branco, Bandalheira Mirim, Bloco da Diretoria, Bloco Conspirados, o tradicional Bloco Zé Pereira dos Lacaios, entre outros.

 

SEGURANÇA NA FOLIA

Os foliões que forem em Ouro Preto durante os dias de folia, vão contar com recursos a mais de segurança. Câmeras de segurança, nos locais onde há maior concentração de público. Além do aumento na segurança, a medida visa facilitar a identificação de pessoas em caso de ocorrências.

Durante o Carnaval, um maior número de policiais reforçam a equipe da PM na cidade. Postos de observação fazem parte das estratégias de fiscalização e proteção da Polícia Militar. O policiamento motorizado também faz parte da estratégia

Corpo de Bombeiros, disponibilizam carros de resgate para atender emergências, além dos ambulatórios que são montados pela Secretaria Municipal de Saúde.

A coleta de lixo e a limpeza das ruas são feitas todos os dias logo após o encerramento das atividades. O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) ficam de plantão todos os dias. A segurança dos foliões será garantida, com presença da Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil.

 

HÓTEIS E POUSADAS NO CARNAVAL

 

Os hóteis e pousadas de Ouro Preto fornecem pacotes para o carnaval de Ouro Preto, com a vantagem da qualidade da acomodação, com estrutura e conforto para o descanso. Em linhas gerias as suites estão compostas de TV, frigobar, ar condicionado ou ventilador, internet wireless, banheiro privativo, cama de casal, serviço de quarto, café da manhã, distribuidos em apartamentos single, duplos, triplos e quadruplos. O folião que desejar se hospedar em pousadas podem comprar os abadás dos blocos nos pontos de venda ou nos sites dos blocos. Pode também negociar com as repúblicas para pagar diaria e freguentar as repúblicas durante as festas (Melhor opção) e dormir confortável nas pousadas ou hotéis.

Outro importante requisito que deve ser observado durante a escolha do Hotel ou pousada é a sua localização, assim como o das repúblicas. Como o agito (carnaval) ocorre no centro histórico, os hotéis e pousadas que ficam localizadas no centro histórico possibilitam que o folião tenha que se deslocar menos para participar do eventos e também propicia que fiquem mais próximos das riquezas que a cidade oferece, igrejas, museus, etc.

 

Informações para os Foliões

 

A cidade de Ouro preto é rica em ladeiras e as ruas são feitas de pedras, portanto a escolha do calçado apropriado é muito importante para evitar acidentes e desconforto durante a movimentação (Calçados indicados: Tênis e sandálias).

Os foliões que irão ficar em repúblicas não devem levar muitas bagagens (devem levar apenas o nescessário), pois os espaços para acomodações são reduzidos. O que levar: Roupas leves para curtir o Carnaval; Máquina fotográfica (registrar a felicidade); Roupa de cama e banho (casa e República); Protetor solar e repelente; Documento em bom estado de conservação; MUITA ANIMAÇÃO PRA CURTIR O CARNAVAL!!!

Os foliões devem comprar as passagens para Ouro Preto com antecedência (Ida e Volta). Costuma não ter mais passagens na sexta-feira e terça-feira de carnaval. Não deixem para a última hora.

Os foliões não devem transitar sozinhos pelas ruas, devem andar em grupos, pois não conhecem a cidade e podem se perder pelas ruas da cidade.

Os foliões devem entender que preservar é preciso, respeitando as leis (ex: trânsito, não urinar na rua, não roubar beijos, entre outras infrações cometidas no carnaval), ter uma conduta moral satisfatória, evitar confusões, respeitar os idosos e principalmente entender que está numa cidade histórica, ter cuidado especial com o patrimônio da humanidade, as obras de arte, manter a cidade limpa em total harmônia com a população local.

 

CARNAVAL OURO PRETO 2014

 

Outra novidade do Carnaval de Ouro Preto nos últimos anos é o circuito fechado que é montado na praça da UFOP (espaço folia), onde ocorre as concentrações dos principais Blocos com venda de ingressos para o evento.

A prefeitura de Ouro Preto tem importante papel no crescimento do carnaval nestes últimos anos, houve uma melhora constante na organização do carnaval ouropretano, com diversos pontos de concentração de turistas, atividades diversas como desfile de blocos tradicionais, banheiros químicos em diversos pontos e som instalado em pontos estratégicos da cidade, além de posto de saúde em locais estratégicos, postos de atendimento aos turistas nas entradas da cidade e segurança reforçada .

Ouro Preto faz sua parte, organiza uma festa tradicional, alegre, segura, que visa a satisfação da população local e dos turistas e espera que os foliões entendam que preservar é preciso, já que a cidade abriga um patrimônio histórico, artístico e cultural da humanidade. Os foliões devem respeitar as leis locais (ex: trânsito, não urinar na rua, não roubar beijos, entre outras infrações cometidas no carnaval), ter uma conduta moral satisfatória, evitar confusões, respeitar os idosos, e principalmente entender que está numa cidade histórica, ter cuidado especial com o patrimônio da humanidade, as obras de arte, manter a cidade limpa em total harmônia com a população local.

Portanto não perca está oportunidade, visite Ouro Preto em qualquer época do ano e se possível principalmente no carnaval e seja empregnado por este ar de liberdade.

Autor: DRAC - 03.12.2013

(Esse material está liberado para reprodução. Os órgãos de imprensa devem citar o Site carnavalouropreto.com e o autor como a fonte da informação).

 

Telefone Úteis:

Assessoria de Eventos/Sec. Municipal de Cultura e Turismo: (31) 3559 3201

Conselho Tutelar: 0800 285 6843

Corpo de Bombeiros: 193 ou (31) 3551-3308

Delegacia de Polícia Civil: (31) 3551 3222

Departamento de Limpeza Pública: (31) 3559 3274

Fiscalização de Posturas: (31) 3559 3244

Guarda Municipal: 153

Juizado de Menores: (31) 3551 5258

Ourotran: (31) 3559 3238

Polícia Civil: 197

Polícia Militar: 190

Samu: 192

Serviço Municipal de Água e Esgoto – Semae: (31) 3559 3237

Prefeitura de Ouro Preto – (31) 3559 3200 – (31) 3559 3240

Assessoria de Comunicação da Ufop – (31) 3559 1223

 

CarnavalOuroPreto.com

Desde já fazendo o seu Carnaval.